MISSÃO
A Santa Casa da Misericórdia de Guimarães tem o objetivo de satisfazer carências sociais e praticar atos de culto católico, de harmonia com o seu espírito tradicional, informado pelos princípios da doutrina e moral cristã. No âmbito da atividade social da Instituição, além das ações integradas na Segurança Social como o apoio a idosos e deficientes, incluem-se outros meios de fazer bem, designadamente nos setores da saúde e assumindo uma política de difusão cultural na comunidade.
VISÃO
Ser uma referência na prestação de cuidados sociais e de saúde na comunidade envolvente.
VALORES
O cumprimento dos objetivos é conseguido através de princípios de gestão abertos, transparentes, rigorosos, humanos e solidários em todas as vertentes de atividade da Instituição, nomeadamente intervindo junto de idosos, cidadãos com deficiência, crianças e doentes. Os seus valores emanam das catorze Obras de Misericórdia e do respeito pelos valores fundamentais do Homem:
- Solidariedade
- Igualdade e Justiça
- Confiança e Honestidade
- Responsabilidade Social
- Profissionalismo e Rigor
- Humanização
- Individualidade e Dignidade
- Melhoria Contínua
- Respeito Ambiental
- Cooperação
POLÍTICA DA QUALIDADE
Há mais de 500 anos que a Instituição Particular de Solidariedade Social Santa Casa da Misericórdia de Guimarães (doravante designada por SCMG) desenvolve e promove diariamente atividade social e de prestação de cuidados de saúde, tendo comprovado uma dedicação humanitária que visa o cumprimento do seu Compromisso, onde pode ler-se que é uma das 387 Misericórdias atualmente ativas em Portugal, sendo constituída na ordem jurídica canónica.
Atendendo ao Compromisso da SCMG, ao contexto da organização, à informação documentada do sistema de gestão e aos métodos que enquadram a prossecução dos objetivos da Qualidade estabelecidos,
a Política da Qualidade assume como princípios diretores:
- Satisfazer necessidades e expetativas dos Utentes, visando estabelecer uma relação de confiança.
- Satisfazer expetativas profissionais dos Colaboradores, promovendo a sensibilização e a formação contínuas, visando otimizar o desempenho individual e coletivo.
- Cumprir a legislação e regulamentos operacionais aplicáveis às atividades desenvolvidas.
- Estabelecer estratégias, definindo objetivos anuais para os indicadores de gestão e medindo e avaliando os resultados obtidos para assegurar a sua eficácia e melhoria.
- Atualizar e sistematizar processos para potenciar a melhoria contínua e melhorar efetivamente a Qualidade dos serviços prestados.
- Atuar perante preocupações sociais, culturais e ambientais que assolam a comunidade, enquanto Organização socialmente responsável.
A Política da Qualidade encontra-se disponível e é mantida como informação documentada, sendo comunicada, entendida e aplicada na Organização.